#229e00

#0d4f00

Soledade-PB terá 1º Encontro Nordestino de Repentistas em Festival de Queijo

Soledade-PB terá 1º Encontro Nordestino de Repentistas em Festival de Queijo

Soledade vai sediar o 1º Encontro Nordestino de Repentistas. O evento faz parte da programação do II Festival de Queijo do município e contará com artistas de diversos estados do Nordeste e Norte do Brasil. A ação visa fomentar a cultura e resgatar a tradição das cantorias, antes comum na região.

O encontro está marcado para 25 de setembro e contará com cinco duplas, onde cada uma se apresentará por 30 minutos e ao final, terão mais 30 minutos para apresentar canções. Seguindo a tradição do repente, o tema principal das apresentações serão o Festival do Queijo e o aniversário de 137 anos de emancipação da cidade, celebrado em 24 de setembro.

As duplas que vão participar do momento são: Gilmar de Oliveira e Severino Feitosa; Rogério Menezes e Hipólito Moura; João Lídio e Erasmo Ferreira; Evaldo Filho e Felipe Pereira e Raulino Silva e Ivanildo Vila Nova. Eles foram convidados pelos idealizadores do projeto e serão contratados através de licitação. Os artistas representam os repentistas da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí.

“É um evento que está sendo muito esperado em toda a região do Curimataú. Teremos grandes nomes do repente, que estão entre os melhores do Nordeste. É uma oportunidade de fortalecer a cultura da cantoria e apresentar um espetáculo ao público”, pontuou Julio Cesar Garcia, que é secretário de Infraestrutura do município, historiador e ativista cultural da Cantoria em Soledade.

Além do encontro, o IIº Festival de Queijo contará com Fampress, atrações culturais, feira de queijos, Mostra Soledade de Artesanatos, concurso do Rei e Rainha do Queijo, concurso Gula do Queijo, Festival Gastronômico com restaurantes da cidade e oficinas para ensinar refeições à base de queijo.

A programação do Festival integra a comemoração do aniversário da cidade, que terá ainda um encontro das bandas marciais e fanfarras, a IIª edição do Pedal Ecológico, shows, a final do campeonato municipal de futebol e ainda a grande final do ‘Solvoz’, o concurso de música iniciado no mês de julho.

Assessoria