#229e00

#0d4f00

Projeto prevê incentivos a estudante com notável desempenho escolar

Projeto de Lei que cria o programa de incentivo Mérito Educacional (Promede), com o objetivo de incentivar estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio a buscarem notáveis desempenhos escolares, está em tramita na Câmara dos Deputados.

O programa, que deverá ser implementado pela União em parceria com estados, Distrito Federal e Municípios conforme regulamento, poderá conceder como premiação anual certificados de menção honrosa, viagens de intercâmbio, equipamentos de informática e outros prêmios.

Entre os critérios para a escolha dos premiados estão o desemprenho escolar, a frequência mínima de 85% dos dias letivos, participação em atividades, além de disciplina e superação. A escolha será feita por uma comissão formada por professores, no caso dos certificados, e por uma representação dos entes federados no caso dos demais prêmios.

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), autor da proposta, afirma que o programa Mérito Educacional pretende inserir no cenário da educação básica brasileira o estímulo à excelência acadêmica.

“Muitas iniciativas têm contemplado diferentes incentivos, inclusive com pagamentos em dinheiro. Falta, porém, um programa que reconheça, de forma sistemática, o desempenho dos estudantes mediante símbolos de distinção e outros meios que favoreçam o seu progresso escolar, como intercâmbios e equipamentos”, disse.

Agência Câmara de Notícias