#229e00

#0d4f00

Pegadas de dinossauros de 113 milhões de anos são descobertas em rio que secou

Pegadas de dinossauros de 113 milhões de anos são descobertas em rio que secou

Pegadas de dinossauros de cerca de 113 milhões de anos foram reveladas no Dinosaur Valley State Park, no Texas, nos Estados Unidos, devido a severas condições de seca que esvaziaram um rio, informou o parque na segunda-feira (22) em comunicado.

“A maioria das pegadas que foram recentemente descobertas em diferentes partes do rio no parque pertencem ao Acrocanthosaurus. Este era um dinossauro que teria, quando adulto, cerca de 4,5 metros de altura e [com peso] perto de sete toneladas”, disse a porta-voz do parque Stephanie Salinas Garcia à CNN por e-mail.

Outra espécie que deixou rastros no parque em Glen Rose, no Texas, foi o Sauroposeidon, que teria cerca de 18 metros de altura e pesaria cerca de 44 toneladas quando adulto, acrescentou Garcia.

A seca excessiva do verão americano fez com que um rio no parque secasse completamente na maioria dos pontos, revelando os rastros – o último segredo há muito tempo escondido e recentemente exposto quando os corpos d’água secaram devido às condições de seca em todo o mundo.

Mais de 60% do Texas foi atingida por secas na semana passada em duas das mais intensas categorias, de acordo com o Monitoramento de Secas dos Estados Unidos (USDM, na sigla em Inglês). O estado também experimentou recentemente ondas de calor que deixaram milhões sob alertas de calor excessivo.

A crise climática causada pelo homem também aumentou o potencial de oscilações dramáticas mais frequentes em períodos de seca e alta precipitação de chuva, como inundações repentinas nesta semana no Dallas.

CNN