#229e00

#0d4f00

Menina de 12 anos transforma cinco vidas com doação de múltiplos órgãos registrada no Hospital de Trauma de João Pessoa

Menina de 12 anos transforma cinco vidas com doação de múltiplos órgãos registrada no Hospital de Trauma de João Pessoa

Adoação de órgãos de uma menina de 12 anos ajudou a mudar a vida de pelo menos cinco pessoas, incluindo dois adolescentes. A doadora estava internada no Hospital de Trauma de João Pessoa desde o dia 21 de junho, quando nessa terça-feira (28) foi confirmada a morte encefálica.

Graças à permissão dos pais da garota, foram doados fígado rins e córneas. O rim direito foi implantado em um adolescente de 14 anos do estado de São Paulo e o rim esquerdo também foi para uma jovem paulista, de 12 anos. O fígado foi destinado para um homem, de 73 anos, do estado de Pernambuco. Já as córneas foram retiradas e enviadas ao Banco de Olhos para análise.

“Sem essa conscientização e sensibilização dos familiares, seria impossível estar salvando a vida de outras pessoas através da doação de órgãos, por isso nós somos tão gratos a cada família que diz sim e a equipe da Central de Transplantes, que não mede esforços para a doação acontecer,” destaca a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Em 2022, a Paraíba já registrou a realização de 145 transplantes, 93 doações de córneas e 20 doações de múltiplos órgãos. Ainda aguardam na fila de espera por um órgão 499 pessoas.

ClickPB