#229e00

#0d4f00

Juíza do TJPB celebrará Casamento Coletivo com 100 casais durante festejos juninos em CG

Juíza do TJPB celebrará Casamento Coletivo com 100 casais durante festejos juninos em CG

A juíza substituta da Comarca de Juazeirinho, Ivna Mozart Bezerra Soares, presidirá a cerimônia do tradicional Casamento Coletivo, envolvendo 100 casais, que ocorrerá no dia 12 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo, dentro dos festejos juninos de Campina Grande. A celebração, que é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, não foi realizada no ano de 2020 por conta da crise sanitária decorrente da Covid-19, mas em 2021 aconteceu no formato híbrido (presencial e virtual), no Parque São João, sem a presença do público.

Segundo explicou a magistrada, o evento vem sendo realizado há mais de 30 anos, dentro da programação das comemorações do São João de Campina Grande. Ela destacou que o formato do casamento coletivo segue todos os requisitos e o cuidado que se tem é para que a cerimônia seja solene e formal, como se fosse realizada na sede do Fórum.

A juíza salientou a grande importância social que possui o Casamento Coletivo, pois, conforme declarou, envolve pessoas economicamente sensíveis, que não conseguem custear o processo de habilitação, participando o Município para custear tal procedimento, como também a organização da cerimônia e dos casais. “O Judiciário entra nesse contexto para dar a oportunidade dessas pessoas realizarem esse sonho. Tem casais que já vivem juntos há muitos anos e que resolvem formalizar essa união. É um ato que congrega, ao mesmo tempo, uma importância cultural, uma relevância social e um simbolismo individual para os noivos que são beneficiados”, pontuou a magistrada, ressaltando que vem realizando os casamentos desde o ano de 2016.

A secretária de Cultura do Município, Giseli Sampaio comentou que a parceria com o Poder Judiciário estadual traz um contexto de construção na importância da celebração da cerimônia, por garantir a seriedade que o evento tem. “O Casamento Coletivo é um acontecimento que traz consigo toda uma identidade cultural e histórica, sem deixar de ser um evento oficial perante a justiça”, realçou.

Por Lila Santos/TJPB