#229e00

#0d4f00

Jovens da PB têm acesso à Identidade que garante gratuidade e meia passagem em transportes

Jovens da PB têm acesso à Identidade que garante gratuidade e meia passagem em transportes

Os paraibanos de 15 a 29 anos já podem ter acesso à Identidade Jovem (ID Jovem), que garante diversos benefícios, entre eles, a gratuidade e meia passagem em transportes interestaduais e intermunicipais, isenção em concursos públicos, meia entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer. Não precisa ser estudante para ter acesso ao documento.

A emissão está sendo coordenada na Paraíba pelo Comitê de Acompanhamento e Fiscalização da ID Jovem (Ceaf), coordenado pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e pelo Procon Estadual. Para a secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, esse é mais um instrumento de inclusão e garantia dos direitos da juventude.

“O documento pode parecer simples, mas tem um grande valor social para os jovens, principalmente aqueles de renda mais baixa, que são o alvo do programa. O objetivo é proporcionar o acesso dessa população de 15 a 29 anos a vários serviços e, assim, contribuir com a inclusão social desse público, como prevê o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013)”, explicou.

O programa foi criado por meio do Decreto Federal n° 8.537/2015 para atender pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Para emitir a ID Jovem basta ter cadastro no CadÚnico do seu município e baixar o aplicativo no celular ou por meio do site:  idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.

Fonte: Assessoria