#229e00

#0d4f00

Governo do RN divulga calendário de pagamento do IPVA 2023; confira

A Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte divulgou nesta quarta-feira (28) o calendário para pagamento do IPVA em 2023.

O primeiro vencimento está programado para março e prossegue até dezembro, variando de acordo com o número final da placa dos veículos.

Segundo o governo, o imposto poderá ser quitado em cota única com um desconto de 5% ou ser dividido em até sete parcelas.

A previsão é que o novo calendário seja publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (29). No Rio Grande do Norte, mais de 458 mil veículos estão aptos a pagar o imposto em 2023.

A SET informou que o valor do IPVA tem como base de cálculo o preço da nota fiscal para veículos novos. No caso dos usados, o parâmetro é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que indica o valor venal do veículo no mercado potiguar. A lista de valor por modelo e ano de carro deverá ser publicada no Diário Oficial.

As datas de vencimento começam no dia 10 ou 12 de cada mês a partir de março, iniciando com placas de final 1, indo nos meses subsequentes até aquelas com terminação zero.

Os usuários da Nota Potiguar também recebem deduções no valor integral do imposto que podem chegar a 10%. Essa redução já virá na guia de pagamento, que deverá ser obtida na internet. Mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.

G1 RN