#229e00

#0d4f00

FOFURA! Bebês prematuros são vestidos em maternidade com temas natalinos, em João Pessoa

O Instituto Cândida Vargas (ICV), em João Pessoa, realizou, na tarde desta segunda-feira (19), uma ação especial alusiva ao período natalino. A equipe da maternidade vestiu os bebês prematuros com roupas de Papai e Mamãe Noel, enfatizando o trabalho humanizado que é realizado com pacientes e seus familiares. A atividade aconteceu no setor do “Método Canguru” e contou com um momento de confraternização e a participação efetiva das mães das crianças, além da equipe multidisciplinar.

O principal objetivo da iniciativa é trazer o clima natalino para dentro do serviço, sensibilizando os familiares e dando aos recém-nascidos um acolhimento todo especial. A ação, realizada de forma humanizada, sensibilizou e distraiu as mães, que viveram um momento onde a emoção do espírito natalino tomou conta de todos que fazem o Método Canguru.

“O Método Canguru tem várias etapas, que vão desde o incentivo ao aleitamento materno, participação efetiva dos pais dos bebês, além da ajuda da família junto à equipe de saúde que cuida dos recém-nascidos. Tudo isso auxilia inclusive na prevenção de infecções no bebê, que fica em um lugar denominado de Unidade de Cuidados Neonatais Canguru”, explicou Euda Aranda, médica e coordenadora do Método Canguru do ICV.

Atividade aconteceu no setor do ‘Método Canguru, na Maternidade Cândida Vargas — Foto: Kleide Teixeira/Secom-JP

Para Nathalia Albuquerque, mãe de um recém-nascido, o sentimento é de muita alegria. “Estou muito feliz e isso que estão fazendo é emocionante, pois, além de estar sendo bem cuidada aqui na maternidade, o tratamento da equipe com os bebês é muito bom. No início eu estava um pouco nervosa, mas agora está bem melhor e vejo isso com bastante alegria”, afirmou.

De acordo com a direção da Unidade de Cuidados Neonatais Canguru do ICV, como os bebês ficam muito tempo em processo de internação no serviço, a equipe procura sempre praticar a humanização como parte da política do Método Canguru, envolvendo as mães e os pais dos recém-nascidos, o que faz com que o serviço seja referência nacional e também sirva de exemplo para várias maternidades da Paraíba.

G1 PB