#229e00

#0d4f00

Cuité-PB realiza audiência do Orçamento Democrático Estadual neste sábado (21)

Cuité-PB realiza audiência do Orçamento Democrático Estadual neste sábado (21)

O Governo do Estado realiza, neste sábado (21), no município de Cuité, Curimataú paraibano, mais uma audiência do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Na plenária, serão assinadas ordens de serviços e liberados créditos do programa Empreender-PB. O evento começa às 16 h, no ginásio da ECIT José Itamar da Rocha Cândido. A ação volta a ser presencial após dois anos de realização em formato virtual em decorrência da pandemia da Covid-19.

Na audiência do ODE em Cuité, o governador João Azevedo, acompanhado dos auxiliares do Governo, fará a prestação de contas das demandas geradas pelo ODE de 2021 na 4ª Região Geoadministrativa.

De acordo com o governador, a participação popular tem sido decisiva no planejamento e execução de obras e ações na Paraíba. “No último ano, cerca de R$ 800 milhões da execução orçamentária foi proveniente das propostas do Orçamento Democrático, porque não há nada melhor do que ouvir a população que mora na localidade para atender as necessidades de cada região e estaremos presentes em todas as plenárias para receber as demandas e fazer a prestação de contas das ações apresentadas no Orçamento do ano anterior, o que representa um grande instrumento da democracia”, frisou.

O gestor afirmou que o sistema virtual também será disponibilizado para que a população defina suas prioridades pela internet.

O secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, destacou que as plenárias garantem a oportunidade de a população dialogar diretamente com o governador e toda a equipe de governo. “É nesse momento que a sociedade poderá nos dizer qual caminho traçar para melhorar a vida das pessoas. Todas as demandas apresentadas nas 15 audiências serão passadas por um processamento e encaminhadas para compor as leis orçamentárias do ano seguinte, contendo o desejo do povo paraibano”, falou.

O conselheiro do Orçamento Democrático da 4ª Região, Marcio Dantas, falou da expectativa para o retorno das audiências presenciais. “Essa é uma ferramenta importantíssima porque abre o diálogo com o povo e a gente tem a oportunidade de levar as nossas demandas para que o dinheiro do povo seja aplicado onde realmente necessitamos. Nós já tivemos muitas conquistas dentro do ODE, a exemplo das estradas Picuí a Nova Floresta e Sossego a Cubati, devidamente atendidos pelo governo”, comentou.

O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Portal do Curimatau

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print