#229e00

#0d4f00

Caravana da Rede Cuidar realiza em Picuí ação conjunta com o Opera Paraíba nesta quinta (21)

Caravana da Rede Cuidar realiza em Picuí ação conjunta com o Opera Paraíba nesta quinta (21)

A Rede Cuidar deu início, nesse domingo (17), a mais uma Caravana. A abertura foi no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A ação irá percorrer, até 30 de julho, 13 municípios paraibanos, atendendo diariamente 50 crianças cardiopatas e 50 crianças com problemas osteoarticulares (doenças relativas aos ossos e articulações). Também serão atendidas, em cada localidade, 20 mulheres que terão acesso à inserção de Dispositivo Intra Uterino (DIU).

A programação será iniciada em Itabaiana, nesta segunda-feira (18), e segue por Mamanguape (19); Guarabira (20); Picuí quinta-feira (21); Queimadas (22); Monteiro (23); Princesa Isabel (24); Itaporanga (25); Cajazeiras (26); Sousa (27); Catolé do Rocha (28); Pombal (29) e termina em Patos, no dia 30. Durante os 13 dias, será feita a busca ativa e o atendimento dos pacientes que se encaixam no perfil de atendimento. A grande novidade deste ano é a combinação do Programa Opera Paraíba com a Caravana da Rede Cuidar.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, “O Opera Paraíba já está participando deste momento de cuidado ofertando as cirurgias de ortopedia pediátrica para os pacientes que foram incluídos na Rede, na caravana do ano passado”. Ela aproveitou a ocasião para agradecer aos voluntários pela importante contribuição nos atendimentos oferecidos pela caravana e falar sobre o aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para investigação de câncer de boca.

“Este momento tem o objetivo de agregar e inserir a população infantil dentro da rede assistencial paraibana. Isso é primordial para garantirmos a assistência em todos as faixas etárias, desde o nascimento até a velhice, conhecendo as necessidades dos paraibanos e construindo uma assistência eficiente para a demanda da nossa população. Lembrando que a Caravana também é o momento em que podemos qualificar as equipes para proporcionar a continuidade do serviço nos demais meses do ano. Registro aqui os agradecimentos, em nome de toda população, à UFPB, que este ano está contribuindo com um aplicativo premiado em vários congressos que vai facilitar a busca pelos pacientes com câncer bucal em todo estado”, enfatizou.

A coordenadora geral da Rede Cuidar, Juliana Soares, evidenciou que mais de 60 profissionais estarão envolvidos nos atendimentos, além do apoio de servidores municipais. “É um momento de aprendizado e de assistência multiprofissional nessa missão de ajudar ao próximo. Com isso, vamos fazer a busca ativa das crianças que não conseguiram chegar na assistência por algum motivo e trabalharemos para atingir a meta de contemplar 20 mulheres em cada localidade para implantação de DIU”, comentou.

A Rede Cuidar Paraíba é um serviço permanente de Telemedicina que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes. A equipe de especialistas envolvida nas várias linhas de cuidado é formada por cardiologistas pediátricos, ortopedistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos, entre outros.

Secom PB